Serviços

Para cada estratégia, um tipo de pesquisa.

O nosso maior diferencial é analisar cada projeto de  forma abrangente, indo além do que a coleta de dados e entrega de relatórios. Compreendemos que cada pesquisa só tem valor, quando as informações são aplicadas por meio da construção de planos de ação focados na geração de valor para o negócio.

Pesquisa Quantitativa

Elas buscam quantificar as variáveis investigadas no trabalho de coleta de dados. Nesta modalidade, aplica-se questionários estruturados junto ao universo pesquisado, utilizando-se a técnica de entrevistas pessoais.

Pesquisas Qualitativas

Se as quantitativas respondem “quanto”, as qualitativas respondem “porque”.

Através delas é possível aferir conceitos e sentimentos, antecipando  tendências e mudanças de comportamento. Aqui é possível se construir diagnósticos mais complexos e aprofundados, seja no campo privado, público ou eleitoral.

As técnicas mais utilizadas são as discussões em grupo (Focus Groups) e as entrevistas pessoais em profundidade.

Pesquisas de Mercado

A Pesquisa de Mercado busca identificar oportunidades e problemas inerentes à área de atuação da empresa e/ou dos seus produtos/serviços.

É uma ferramenta bastante útil no momento de definir as estratégias de negócio e muito usada no marketing. As informações obtidas servirão para traçar os melhores caminhos a serem seguidos e para tomar decisões.

Política e Eleições

Pesquisa ganha eleição? É claro que, visto isoladamente, a resposta é não. O que determina a vitória de um candidato é a conjugação de vários fatores, entre eles uma estratégia acertada, em cuja formulação a pesquisa desempenha papel fundamental.

Muitos candidatos que perdem uma eleição só percebem depois que o discurso usado não foi o mais correto. Que as propostas apresentadas estavam distantes das aspirações reais do eleitor. Que as críticas não tiveram o efeito esperado.

Alguns governantes só notam ao final do mandato que trabalharam muito e, mesmo assim, não possuem uma avaliação positiva.

            Candidatos de oposição, que em princípio despontam como favoritos, às vezes não conseguem capitalizar o sentimento de mudança porque não identificaram os reais motivos da descrença.

Situações como essas, comuns entre agentes políticos e administradores públicos, poderiam ser evitadas com a realização de diagnósticos políticos e sociais e com o monitoramento permanente dos movimentos do eleitorado.

Para cada uma dessas tarefas existe uma modalidade específica de pesquisa, capaz de produzir resultados favoráveis.

Opinião Pública

As pesquisas de opinião estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, especialmente através dos veículos de comunicação. Mas o que se vê na mídia é apenas um lado desta moeda de grande valor estratégico.

Pesquisas aprofundadas, feitas com competência e rigor metodológico, produzem informações essenciais na formulação de estratégias e fornecem subsídios claros para a tomada de decisão mais segura.

O domínio da informação correta e a leitura exata de seu conteúdo pode ser a diferença entre a vitória ou a derrota numa eleição ou ser o elemento essencial na construção de uma imagem pública bem avaliada.

Entre as suas principais vantagens, de forma resumida, podemos citar:

  • Compreender que tipo de informação você precisa para a sua demanda e que favoreçam os objetivos da empresa/candidato.
  • Gerar informações até então ocultas sobre o mercado, concorrentes, o seu negócio ou a sua clientela, de forma a aplicá-las de forma estratégica, gerando diferencial.